quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Após o termino do meu relacionamento, qual esteriótipo eu sou?





"Eu já fui puta, promíscua, vagabunda
Eu já fui queimada e chamada de bruxa
Eu já fui presa por não ser tão princesa
Desculpa não seguir o padrão de beleza"
Musica: Eu sou mulher - Caroline Alves

      Como boa parte dos brasileiros neste exato momento me encontro totalmente obcecada pelo o reality show Big Brother Brasil 2020. Nesta madrugada, acompanhando o programa, tivemos vários momentos sobre discussões de assuntos importantíssimos, como: assédio, machismo, empatia, sororidade, relacionamentos tóxicos e abusivos.
    Me identificando com alguns dos relatos, hoje quero falar de algo que foi citado pela a cantora/atriz Manu Gavassi: o julgamentos que nós mulheres recebemos após términos de relacionamentos. Em seu relato ela diz: “eu namorei um cara, meu primeiro amor, ele me traia, vinha e falava pra mim, todo cara na tua vida vai te trair, eu se fosse você ficava comigo que você ama...é um cara que depois foi endeusado pelo Brasil e eu fiquei como recalcada". Existem diversas temáticas que eu poderia abordar nesse trecho, mas o meu escolhido foi o esteriótipo dado a Manu após o termino do relacionamento. 
        Faça uma reflexão sobre quantos esteriótipos você já leu nas redes sociais sobre famosas após os términos de seus namoros, ou quais ouviu das meninas da sua cidade, suas amigas, ou até de você (se for mulher). Eu posso citar uns aqui: recalcada, puta, mal cuidada, vagabunda, corna, coitada, largada, trouxa, louca e entre outros. Isso vai depender de como os outros "avaliam" as suas atitudes  durante o namoro (que na realidade ninguém sabe o que realmente acontece). O mais clássico de todos é o LOUCA, que vai ser usado pra desvalidar qualquer coisa que alguma mulher falar. Se você teve mudança de peso: MAL CUIDADA; Se você disse algo que ocorreu no seu relacionamento: RECALCADA; Se "seguiu em frente rápido demais": PUTA; Se ele te traiu, os más gentis vão te chamar de COITADA os más cruéis de CORNA; Se você simplesmente não passava 24 horas no encalço dele ai você pode ser a TROUXA ou VAGABUNDA, ai vai depende da versão dele para a outras pessoas. E assim vai acontecendo todos os julgamentos e rótulos. Isso falando até de um modo um pouco superficial, porque somos "avaliadas" por tudo.
      Citando agora minha experiência pessoal sobre isso, após o fim de um dos relacionamentos que tive, muitas pessoas da cidade me rotularam como vagabunda, pois sempre gostei muito de sair com minhas amigas, então com certeza durante essas saídas eu teria feito algo que merecesse o termino. Não vou entrar no mérito do que aconteceu de verdade, mas assim como embuste que namorou a Manu, ele errou mas exaltado foi ele.
       Não vou dizer que não existem essas situações de julgamento com homens, mas eles não duram, são facilmente perdoados e esquecidos. Nossa sociedade é machista e misógina e tende a ignorar a narrativa das mulheres. Se você é homem e está lendo esse texto, pense quantas vezes ouviu seus amigos chamarem a ex de louca ou vagabunda. E se você é mulher, quantas vezes você ajudou a reproduzi-los.
      A verdade é que relacionamentos são complicados, e só sabem sua realidade é quem vive, mas as mulheres são julgadas por qualquer coisa que fazem, inclusive se tiver a validação de algum homem quanto ao assunto. Afinal, qual esteriótipo de termino de relacionamento eu/você já fomos, ou ajudamos a reforçar?

2 comentários:

  1. Ótimo texto, Marília, além de escrever muito bem, voce conseguiu transmitir todo esse sentimento de angústia e sofrimento duplo que é acometido após o fim de um relacionamento, por conta tanto do término em si quanto dos julgamentos das pessoas, agravado, no seu caso, por ser uma mulher imersa em uma sociedade machista como a nossa.

    ResponderExcluir

Após o termino do meu relacionamento, qual esteriótipo eu sou?

"Eu já fui puta, promíscua, vagabunda Eu já fui queimada e chamada de bruxa Eu já fui presa por não ser tão princesa Des...